quarta-feira, 11 de maio de 2011

VIVENCIANDO OS TEMPOS DIDÁTICOS DA ROTINA PAIC – 1º ANO


VIVENCIANDO  OS TEMPOS DIDÁTICOS DA ROTINA PAIC – 1º ANO
(ATIVIDADE PRÁTICA)
Rotina Didática do 1º ano - PAIC
 
TEMPO PARA GOSTAR DE LER

O principal objetivo didático desse tempo é o letramento, a formação do leitor/escritor. É o tempo didático para o aluno se apaixonar pelos livros, gostar de ouvir histórias, ler por prazer, ler o que quiser. Nesse tempo é importante o professor (a) disponibilizar para os alunos: livros de literatura infantil, revistinhas, jornais, ou seja, qualquer portador de texto que atenda a essa função da leitura.
Para a condução didática desse tempo, sugerimos as:
  RODAS LITERÁRIAS: Nessas rodas literárias devem ser apresentados os diferentes gêneros literários: POESIA, CONTOS, FÁBULA, LENDAS além dos diferentes suportes de texto: livros, revistinhas, revistas, jornais etc.

VIVENCIANDO...
ü  Leitura de PARLENDAS.
Professor exponha na sala (em um tapete se possível) pequenos textos contendo parlendas diversas e convide os alunos a se deliciarem com a leitura desses pequenos textos. Deixe-os a vontade para lerem a parlenda que escolheram, para interagirem com o colega lendo a parlenda do outro. Na verdade este momento é um momento de leitura livre, sem ser precise que o aluno construa conceitos sobre o tipo de gênero textual, muito menos que tenha que ler para ser avaliado na leitura. Se surgir algum aluno que deseje ler seu texto em voz alta para seus colegas, aceite com naturalidade, mas não faça desta atividade uma obrigação.
ü  Leitura de contos pelo professor.
Neste tempo você também poderá realizar contação de histórias para as crianças. Exponha livros para que eles manuseiem e escolham um para que você faça a contação, mas lembre-se, será esse ser um momento descontraído de leitura, você não deverá aqui fazer predição, exploração de capa, etc. É tempo de LER POR PRAZER.

2. TEMPO DE LEITURA E ORALIDADE
O principal objetivo didático desse tempo é: a aquisição da leitura e o desenvolvimento da fala, ambos com compreensão.
   Nesse tempo didático possibilitar: leitura oral e silenciosa; compreensão; produção oral de textos; veiculação do texto escrito com a oralidade; desenvolvimento da consciência fonológica, pronúncia das palavras, reflexão do vocabulário, apropriação e reconhecimento de diferentes gêneros literários.
Lembre-se: Os tempos de leitura e oralidade e aquisição da escrita caminham juntos.
VIVENCIANDO...
ü  ATIVIDADE USANDO O CARTAZ: ANIMAIS DE A a Z.
OBJETIVO DA ATIVIDADE: desenvolver a diferenciação das letras em seus sons e formas; incentivar a observação de convenções da escrita (alinhamento, orientação, etc); apresentar aspectos gráficos.
MATERIAL: CARTAZ ANIMAIS DE A a Z, alfabeto móvel, papel madeira, tesourinhas, cola, lápis, borracha, revistas para recortes, papel oficio.
DESENVOLVIMENTO: 1ª etapa:
ü  Exponha na lousa ou parede da sala, o cartaz ANIMAIS DE A a Z, converse sobre os animais do cartaz, levantando questões como: Que animais do cartaz vocês conhecem? Quais os que não conhecem? Onde vocês acham que esses animais moram? Promova uma conversa dirigida sobre características dos animais, incentivando os alunos a se expressarem oralmente.
ü  Em seguida realize perguntas sobre estrutura das palavras; aponte uma palavra e pergunte: com que letra começa essa palavra? Quem na sala tem o nome que começa com essa mesma letra? Quantas letras têm a palavra? Agora vamos contar as silabas da palavra, batendo palma para cada sílaba (exemplifique batendo palma). Agora vamos descobrir outras palavras que rimem com esta palavra que estamos lendo. Lembrem-se que a palavra deve ter o mesmo som final dessa que estamos lendo (exemplifique palavras que firma: Gavião rima com avião).
ü  Divida a turma em duplas (formando agrupamentos produtivos) e distribua um alfabeto móvel para cada dupla e metade de uma folha de papel oficio, onde eles deverão escrever o nome da dupla. Solicitem que escolham um animal do cartaz e construam usando o alfabeto móvel. Depois leiam a palavra formada e copiem na folinha que receberam.
ü  Sugira que após formarem a palavra as crianças troquem de lugar com outra dupla e tente ler a palavra que eles formaram e escrevam na folinha que você entregou. E assim vai seguindo até que todos tenham lido e copiado as palavras construídas pelas as duplas.
DESENVOLVIMENTO: 2ª etapa:
ü  Exponha na lousa ou parede da sala, o cartaz ANIMAIS DE A a Z, revise com os alunos a leitura dos nomes dos animais de A a Z, passando o dedo abaixo de cada palavra lida.
ü  Divida a turma em duplas e distribua revistas, peça que procurem imagens que comecem com a letra do animal que você irá indicar para cada dupla (conforme o número da turma você pode indicar até 03 animais).
ü  Depois peça que eles colem as figuras em papeletas de oficio que você irá entregar. Quando pregarem eles deve escrever o nome da imagem, do jeito que eles souberem
ü  Depois você dirá que irão construir um cartaz com as produções deles e que irão fazer esse cartaz usando a ordem alfabética. Então quem deverá ir primeiro colar a palavra no Cartaz? Espere os alunos irem falando, se eles tiverem dificuldade, você auxilia mostrando o alfabeto exposto na parede da sala, para que eles façam a consulta. Quando concluírem exponha o cartaz na parede da sala.
3. TEMPO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Nesse tempo o professor (a) vai sistematizar atividades de aquisição da escrita.
Importante!!!!
Escrevendo do Seu jeito é o momento do aluno como escritor, produtor de texto. Visto a importância da escrita espontânea sem modelo, propositalmente, colocamos essas atividades em destaque no item de aquisição da escrita. Mas, deixamos claro que a produção escrita espontânea do aluno é também atividade de aquisição da escrita
Na proposta de atividade anterior, podemos identificar o Tempo Escrevendo do Seu Jeito, quando o professor desenvolveu a 2ª etapa da atividade.
VIVENCIANDO...
ATIVIDADE USANDO O CADERNO DE ATIVIDADE DO ALUNO.
MATERIAL: música amarelinha (caderno de atividade), cartelas e fichas.
DESENVOLVIMENTO:
ü  Distribua os cadernos de atividade aos alunos e peçam que abram na pág. 19, orientem ou escreva o número na lousa para que facilite a localização da página;
ü  Avise aos alunos que você irá fazer a leitura da letra da música e que eles devem ir acompanhando a leitura passando o dedinho nas palavras lidas. Professor leia pausadamente, mas de forma fluente, sem silabar as palavras;
ü  Depois coloque o cd da música e convide as crianças a cantarem juntos. Depois leia novamente a letra da música em voz alta e peça para as crianças irem circulando os nomes próprios que aparecem no texto.
ü  Ao concluir, peça aos alunos para destacarem as fichas de palavras (no final do caderno) e expliquem que eles irão destacar as fichas com os nomes que aparecem na música.
ü  Na sequência divida a turma em duplas ou trios (fazendo agrupamento produtivo), destaque com os alunos a CARTELA AZUL, peça para cada dupla escolher duas palavras das que foram destacadas.
ü  Oriente que agora eles irão trabalhar com as fichas dos nomes e a cartela ( desenhe um modelo da cartela na lousa e explique como eles irão proceder na atividade).
ü  Professor durante a atividade circule pela sala, orientando, motivando os alunos e fazendo intervenções quando necessário.

2 comentários:

  1. Adorei a publicação, ajudou-me a explorar com os professores da escola a utilização da rotina dentro da proposta do PAIC.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a publicação, ajudou-me a explorar com os professores da escola a utilização da rotina dentro da proposta do PAIC.
    Valeu.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ficarei feliz com sua participação!