quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AGRUPAMENTO PRODUTIVO

 O que se entende por agrupamento produtivo?

Uma parceria produtiva caracteriza por:
 
Troca mútua de informações
Ambos oferecem contribuições
Não acontece quando um sabe muito e outro se limita a copia. 
Atitude conjunta de colaboração, 
Buscando realizar as atividades propostas da melhor maneira. 
Aceitação das ideias do colega quando parecerem mais acertadas. 
Alternância da escrita
 
Observações importantes: 
 Os critérios de formação das duplas não se restringem aos conhecimentos sobre a escrita: 
Observar os alunos trabalhando durante as atividades; se os dois são inquietos, ambos são tímidos,
talvez não sejam bons parceiros; 
Nas próximas atividades você pode:
Repetir duplas
que se mostram produtivas
Mudar parcerias que não funcionam.
AGRUPAMENTOS 
01. Alunos com hipótese pré-silábica com alunos que tem hipótese silábica com valor sonoro;
02 . Alunos com hipótese silábica que utilizam as vogais com seus valores sonoros com alunos
com hipótese silábica que utilizam algumas consoantes, considerando seus valores sonoros;
03. Alunos com hipótese silábica que utilizam algumas consoantes ou vogais com seus valores sonoros com alunos com hipótese silábico-alfabética;
04. Alunos com hipótese silábico-alfabética com alunos que tem hipótese alfabética
05. Alunos com hipótese alfabética com alunos que têm hipótese alfabética.
Favorecer a interação entre os alunos nas atividades em dupla
  Aprender a trabalhar em duplas não é de imediato, nem fácil. É preciso que os alunos
aprendam a ouvir o colega e percebam que também podem aprender com as informações dele,
mesmo que às vezes isso gere conflito.
Se durante a atividade você perceber que somente um dos alunos trabalha e o outro apenas está de lado, sem participar; proponha que este último se envolva na atividade, realizando perguntas:
Você concorda com a forma que o colega escreveu esta palavra? Você trocaria?
Para decidir quais as duplas mais produtivas, é importante que o professor considere o que os alunos sabem e o que precisam aprender para interagirem e terem avanços.
A escolha das duplas é uma decisão didática:
Não pode ser aleatória ou  levar em consideração apenas a afinidade entre os alunos 
Para agrupar os alunos consulte seus registros:  sondagem e atividades trabalhadas em sala de aula.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ficarei feliz com sua participação!