O
que se entende por agrupamento produtivo?
Uma parceria
produtiva caracteriza por:
•Troca mútua de informações
•Ambos oferecem contribuições
•Não acontece quando um sabe muito e outro se limita a copia.
•Atitude conjunta de colaboração,
•Buscando realizar as atividades propostas da
melhor maneira.
•Aceitação das ideias do colega quando parecerem mais acertadas.
•Alternância da escrita
Observações importantes:
Os critérios de
formação das duplas não se restringem aos conhecimentos sobre a escrita:
Observar os alunos
trabalhando durante as atividades; se os dois são inquietos, ambos são tímidos,
talvez não sejam bons parceiros;
Nas
próximas atividades você pode:
•Repetir duplas
•que se mostram produtivas
•Mudar parcerias que não funcionam.
AGRUPAMENTOS
01. Alunos com hipótese
pré-silábica com alunos que tem hipótese silábica com valor sonoro;
02 . Alunos com hipótese
silábica que utilizam as vogais com seus valores sonoros com alunos
com
hipótese silábica que utilizam algumas consoantes, considerando seus valores
sonoros;
03. Alunos com hipótese
silábica que utilizam algumas consoantes ou vogais com seus valores sonoros com
alunos com hipótese silábico-alfabética;
04. Alunos com hipótese
silábico-alfabética com alunos que tem hipótese alfabética
05. Alunos com hipótese
alfabética com alunos que têm hipótese alfabética.
Favorecer a interação entre os alunos nas atividades em
dupla
Aprender a trabalhar em duplas não é de imediato, nem
fácil. É preciso que os alunos
aprendam a ouvir o colega e percebam que também
podem aprender com as informações dele,
mesmo que às vezes isso gere conflito.
Se durante a atividade você perceber que somente um dos
alunos trabalha e o outro apenas está de lado, sem participar; proponha que
este último se envolva na atividade, realizando perguntas:
Você concorda com a forma que o colega escreveu esta
palavra? Você trocaria?
Para decidir quais as
duplas mais produtivas, é importante que o professor considere o que os alunos
sabem e o que precisam aprender para interagirem e terem avanços.
A escolha das duplas
é uma decisão didática:
Não pode ser aleatória ou levar em consideração apenas a afinidade
entre os alunos
Para agrupar os alunos consulte seus registros: sondagem e atividades trabalhadas em sala de
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ficarei feliz com sua participação!