Objetivos
·
Divertir-se com a leitura de uma história em quadrinhos.
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Acompanhar a leitura de uma história em quadrinhos realizada por
você.
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Procurar coordenar aquilo que é lido em voz alta com o texto
escrito.
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Aproximar-se das características das histórias em quadrinhos.
·
Utilizar na leitura as estratégias de seleção, antecipação e
verificação, considerando aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita, para
localizar-se na leitura das histórias em quadrinhos.
·
Utilizar as imagens e aquilo que você lê para construir o sentido
do texto.
Planejamento
Quando realizar?
A primeira atividade
use o momento do Tempo Para Gostar de Ler, expondo vários textos em quadrinho,
ou mesmo gibis. Deixe as crianças lerem a vontade.
Em outro dia escolha
uma das histórias em quadrinho para trabalhar nos tempos de Leitura e Oralidade
e Aquisição da Escrita.
Que materiais são
necessários? Cópias da história em quadrinhos.
Encaminhamento
·
Antes da aula, selecione uma história em quadrinhos para ler com
sua turma e providencie as cópias.
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Distribua as cópias e explique: enquanto você lê, cada um precisa
acompanhar em sua cópia. Insista em que devem também prestar atenção nos
desenhos, nas expressões das personagens e nas cenas.
·
Pergunte aos alunos se conhecem a personagem da tirinha e o que
sabem sobre ela. Essa conversa inicial é importante para os alunos
compartilharem informações que ajudam a compreender a história – por exemplo,
se a criança souber que a Magali é comilona, fica fácil entender por que sempre
há comida em suas historinhas.
·
Proponha que tentem contar o que acontece na história apenas
observando os desenhos. Trata-se de uma forma interessante de favorecer o uso
da imagem para antecipar o significado de um texto.
·
Pergunte se sabem o que está escrito em letras maiores, no
primeiro quadrinho (o nome da personagem). Quando alguma criança responder
corretamente, diga-lhe
para contar aos colegas como ficou sabendo.
·
Peça-lhes
também que utilizem seus conhecimentos das letras para descobrir com que letra
começa e acaba o nome da personagem.
·
Inicie
a leitura, indicando sempre qual é o quadrinho e qual o balão que está lendo.
·
Sugira
também que os alunos identifiquem qual das personagens está falando e pergunte
como sabem. É um jeito de ajudá-los a se localizar na leitura (saber qual
quadrinho vem antes, qual vem depois etc.) e perceber algumas características
dos balões (que têm uma espécie de seta que aponta para a personagem que fala,
que o formato do balão, o formato e o tamanho das letras podem indicar emoções
e a intensidade com que se fala). O mais provável é que alguns alunos já saibam
as respostas a suas perguntas; nesse caso, é importante que eles se manifestem
e compartilhem seus conhecimentos com os colegas.
·
De
vez em quando você pode investir um pouco mais de tempo para explorar a
expressão de uma personagem, com perguntas como: Olhem para a cara do Cebolinha.
O que parece estar sentindo? Por que está assim? Vocês acham que a Mônica
gostou do que o Cascão disse? Como vocês sabem que ela não gostou? Tenha
sempre presente que esse tipo de texto só será compreendido se houver uma
interação permanente entre imagem e escrita para construir o sentido.
·
Sua
leitura em voz alta é necessária para que os alunos tenham acesso à parte
escrita, e é igualmente importante chamar a atenção deles para os componentes
visuais da narrativa.
·
Após
a leitura de cada quadrinho, sugira que os alunos antecipem o que virá a
seguir. Em geral, os elementos inesperados são os principais responsáveis pela
graça dessas historinhas. Assim, as antecipações aumentam a surpresa, quando as
crianças constatam que a personagem não fez o que elas esperavam.
·
Interrompa
de vez em quando a leitura para pedir aos alunos que ainda não lêem
convencionalmente que tentem localizar determinada palavra num balão – nessa
atividade deverão pôr em jogo seus conhecimentos sobre as letras e seus sons.
Mas embora seja recomendável realizar atividades assim, tenha sempre em vista
que a finalidade da leitura é a diversão com a historinha. Com muitos momentos
de localização de palavras você corre o risco de esvaziar a atividade de seu
objetivo principal.
·
Terminada
a leitura, converse com as crianças sobre o que entenderam da história, se
acharam engraçada, o que aprenderam sobre as personagens e assim por diante.
·
Você
também pode pedir que os alunos contem a história, como se fosse um reconto.
O QUE FAZER SE ...
... os
alunos demonstrarem poucos conhecimentos das
histórias
em quadrinhos?
Nesse
caso, você terá de oferecer informações quanto à orientação da história em
quadrinhos e explicar características das personagens, o que pode ser feito
antes da leitura e ao longo dela.
... em
vez de acompanharem em suas cópias, os alunos
ficarem
olhando para você?
Nesse
gênero de texto, a observação das imagens é fundamental para garantir a
compreensão. Chame a atenção dos alunos a cada momento para a expressão facial
de uma personagem, para um detalhe do cenário e outros elementos que possam
atraí-los para que acompanhem a leitura e, ao mesmo tempo, observem as imagens.
... os alunos pedirem para ler em voz alta em
seu lugar?
Os
alunos costumam se sentir à vontade para se arriscar nesse tipo de leitura.
Porém, é comum que ainda não sejam leitores fluentes e que sua leitura não
considere a expressividade do texto. Isso pode contribuir para tornar a
atividade mais longa e maçante. Deixe que leiam um ou dois balões, ou combine
com alguns para treinarem a leitura de alguma história previamente, mas não muito longa!
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