SUGESTÕES ELABORADAS
PELOS PROFESSORES DO 1º ANO PARA TRABALHAR COM O LIVRO PARECE MAS... NÃO É.
(5ª FORMAÇÃO –
SETEMBRO/2011)
HISTÓRIA: O Lobo e o Cordeiro.
ESTRATÉGIAS:
1ª) Professor (a) leia a história
fazendo a entonação de vozes das personagens, para encantar as crianças com a
contação, e explore bem com eles as ilustrações.
Ao terminar peça para os alunos
fazerem o reconto da história através de colagem, desenhos ou pintura com tinta
guache.
2ª) Convide a turma para fazer a leitura coletiva da história O Lobo e
o Cordeiro, cada criança vai acompanhando a leitura pelo seu livro, apontando
com o dedinho cada palavra lida. Em seguida explore o título, nome do autor, do
ilustrador, e peça para eles observarem cores e formas das ilustrações.
3ª) Realize um auto-ditado com as
gravuras do texto, faça a auto-correção com as crianças e em seguida trabalhe
as perguntas estruturantes: quantas letras/quantas silabas/ primeira
letra/última letra, etc.
4ª ) Faça com as crianças uma
lista de palavras retiradas do texto, seguindo a ordem alfabética;
5ª) Entregue o texto da história O Lobo e o Cordeiro fatiado para a
turma, explique que você vai fazer uma leitura do mesmo, de forma compassada e
que eles irão tentar ordenar o texto conforme você vai lendo.
6ª) Faça novamente a leitura da
história O Lobo e o Cordeiro e em seguida peça para as crianças fazerem a
reescrita da história do jeito que eles souberem.
7ª) Professora retire frases do
texto e escreva-as em tarjetas grandes de cartolina ou papel madeira, e também
faz em tarjetas pequenas de papel oficio.. Diga às crianças que você irá ditar
para as mesmas algumas frases da história O Lobo e o Cordeiro, que elas deverão
escrever no caderno. Ao concluir o ditado você divide a turma em dupla e
entrega a cada dupla as frases feitas nas tarjetas de papel oficio, para que
elas façam uma auto-correção. Quando elas concluírem a auto-correção, você
avisa que agora farão uma correção coletiva, onde você irá expor as frases na
lousa feitas em tarjetas de cartolina ou papel madeira. Neste momento aproveite
para trabalhar com eles segmentação, 1ª palavra da frase, última palavra da
frase, quantas palavras tem cada frase.
EQUIPE: Susana e Cícera Fernandes
HISTÓRIA: O Lobo e os Sete Cabritinhos.
ATIVIDADES DE LEITURA
1ª) Professora apresente a
história O Lobo e os Sete Cabritinhos
as crianças, fazendo com elas a predição. Em seguida diga que irá ler a
história pra elas e enquanto isso as crianças devem acompanhar a leitura no
livro delas.
2ª) Professora releia a história O Lobo e os Sete Cabritinhos. Diga as
crianças que agora você irá dizer palavras do texto e que eles deverão
circulá-las no livro.
3ª) Converse com a turma
relembrando a história O Lobo e os Sete
Cabritinhos, entregue para elas o Livro
Parece Mas... Não É, diga as
crianças que você irá apresentar ilustrações da história para eles irem fazendo
o reconto.
ATIVIDADES DE
ESCRITAS
1ª) Reescrita da parte do texto
que mais gostou, de forma espontânea.
2ª) Produção de palavras
apresentando palavras chaves da história
O Lobo e os Sete Cabritinhos;
3ª) Ditado de palavras e frases
retiradas da história O Lobo e os Sete
Cabritinhos;
4ª) Professora selecione palavras
chaves da história O Lobo e os Sete Cabritinhos, para realização de análise estrutural
e fonológica das mesmas com as criança.
Equipe: Dourismar, Andréia Bento
e Ivaneth.
HISTÓRIA: Os Três Porquinhos
ATIVIDADES DE LEITURA
1ª) Apresentar a história Os três
porquinhos, explore o autor, ilustrador e o título com as criança, em seguida
leia a história para as crianças.
2ª) Professora leia a história Os
três porquinhos, novamente para a turma e convide as crianças para fazerem a
dramatização da história.
3ª) Realize com as crianças a
leitura dos nomes das personagens, pedindo que eles localizem cada nome no
próprio livro.
ATIVIDADES DE
ESCRITAS
1ª) Trabalhe com as crianças a
escrita do título da história. Faça com elas a análise estrutural da frase:
Onde começa, onde termina, primeira palavra, última palavra, quantas palavras
têm a frase.
2ª) Leia com as crianças nomes
das personagens usando o cartaz. Prepare com antecedência tarjetas com os nomes
das personagens, distribua com as duplas de alunos, juntamente com uma
tesourinha. Peça para elas recortarem cada palavra em sílabas, contar quantas
silaba tem cada palavra, qual a primeira silaba, qual a última silaba, qual a
silaba mediana de cada palavra. E depois peça para fazer o mesmo recortando as
letras de cada nome.
EQUIPE: Cicera e Lourdinha
HISTÓRIA: Ovelhinha Vermelha
1ª) Apresentar a história
OVELHINHA VERMELHA, a capa do livro, autor e ilustração. Explicar que a essa
história foi baseada em outro conto CHAPEUZINHO VERMELHO. Se eles conhecem essa
história, neste momento a professora deve permitir que os alunos se expressem a
vontade, e em seguida fazer com eles a predição da história Ovelhinha Vermelha.
2ª) Faça novamente a leitura da
história Ovelhinha Vermelha, dessa vez pedindo que as crianças acompanhem no
livro delas, apontando o dedinho em cada palavra lida. Explore neste dia o
título da história.
3ª) Convide as crianças para
realizarem a leitura silenciosa da historia, apontando o dedinho. Depois você
diz que vai ler pra elas algumas palavras da historia e que eles deverão
procurá-las no livro, quando encontrar, cada um deverá grifar ou circular no
livro.
4ª) Trabalhar com os títulos OVELHINHA VERMELHA e CHAPEUZINHO VERMELHO,
lendo cada título, fazendo a comparação entre os dois identificando as
diferenças.
5ª) Escolher palavras chaves do texto
e trabalhar com as crianças ditado dessas palavras, depois faça a atividade de
acrescentar ou retirar linguisticamente. Podendo também fazer a analise
estrutural e fonológica das mesmas palavras.
Amei as dicas! Gosto muito de trabalhar com fábulas e vou aplicar essa atividade das tarjetas. Muito obrigada!
ResponderExcluir