quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TRABALHANDO COM O LIVRO: PARECE... MAS, NÃO É.


SUGESTÕES ELABORADAS PELOS PROFESSORES DO 1º ANO PARA TRABALHAR COM O LIVRO PARECE MAS... NÃO É.
(5ª FORMAÇÃO – SETEMBRO/2011)

HISTÓRIA: O Lobo e o Cordeiro.

ESTRATÉGIAS:
1ª) Professor (a) leia a história fazendo a entonação de vozes das personagens, para encantar as crianças com a contação, e explore bem com eles as ilustrações.
Ao terminar peça para os alunos fazerem o reconto da história através de colagem, desenhos ou pintura com tinta guache.

2ª) Convide a turma para  fazer a leitura coletiva da história O Lobo e o Cordeiro, cada criança vai acompanhando a leitura pelo seu livro, apontando com o dedinho cada palavra lida. Em seguida explore o título, nome do autor, do ilustrador, e peça para eles observarem cores e formas das ilustrações.

3ª) Realize um auto-ditado com as gravuras do texto, faça a auto-correção com as crianças e em seguida trabalhe as perguntas estruturantes: quantas letras/quantas silabas/ primeira letra/última letra, etc.

4ª ) Faça com as crianças uma lista de palavras retiradas do texto, seguindo a ordem alfabética;

5ª) Entregue o texto da história O Lobo e o Cordeiro fatiado para a turma, explique que você vai fazer uma leitura do mesmo, de forma compassada e que eles irão tentar ordenar o texto conforme você vai lendo.

6ª) Faça novamente a leitura da história O Lobo e o Cordeiro e em seguida peça para as crianças fazerem a reescrita da história do jeito que eles souberem.

7ª) Professora retire frases do texto e escreva-as em tarjetas grandes de cartolina ou papel madeira, e também faz em tarjetas pequenas de papel oficio.. Diga às crianças que você irá ditar para as mesmas algumas frases da história O Lobo e o Cordeiro, que elas deverão escrever no caderno. Ao concluir o ditado você divide a turma em dupla e entrega a cada dupla as frases feitas nas tarjetas de papel oficio, para que elas façam uma auto-correção. Quando elas concluírem a auto-correção, você avisa que agora farão uma correção coletiva, onde você irá expor as frases na lousa feitas em tarjetas de cartolina ou papel madeira. Neste momento aproveite para trabalhar com eles segmentação, 1ª palavra da frase, última palavra da frase, quantas palavras tem cada frase.

EQUIPE: Susana e Cícera Fernandes



HISTÓRIA: O Lobo e os Sete Cabritinhos.

ATIVIDADES DE LEITURA

1ª) Professora apresente a história O Lobo e os Sete Cabritinhos as crianças, fazendo com elas a predição. Em seguida diga que irá ler a história pra elas e enquanto isso as crianças devem acompanhar a leitura no livro delas.

2ª) Professora releia a história O Lobo e os Sete Cabritinhos. Diga as crianças que agora você irá dizer palavras do texto e que eles deverão circulá-las no livro.

3ª) Converse com a turma relembrando a história O Lobo e os Sete Cabritinhos, entregue para elas o Livro Parece Mas... Não É,  diga as crianças que você irá apresentar ilustrações da história para eles irem fazendo o reconto.

ATIVIDADES DE ESCRITAS

1ª) Reescrita da parte do texto que mais gostou, de forma espontânea.

2ª) Produção de palavras apresentando palavras chaves da  história O Lobo e os Sete Cabritinhos;

3ª) Ditado de palavras e frases retiradas da história O Lobo e os Sete Cabritinhos;

4ª) Professora selecione palavras chaves da  história O Lobo e os Sete Cabritinhos, para realização de análise estrutural e fonológica das mesmas com as criança.

Equipe: Dourismar, Andréia Bento e Ivaneth.

HISTÓRIA: Os Três Porquinhos

ATIVIDADES DE LEITURA

1ª) Apresentar a história Os três porquinhos, explore o autor, ilustrador e o título com as criança, em seguida leia a história para as crianças.

2ª) Professora leia a história Os três porquinhos, novamente para a turma e convide as crianças para fazerem a dramatização da história.

3ª) Realize com as crianças a leitura dos nomes das personagens, pedindo que eles localizem cada nome no próprio livro.

ATIVIDADES DE ESCRITAS

1ª) Trabalhe com as crianças a escrita do título da história. Faça com elas a análise estrutural da frase: Onde começa, onde termina, primeira palavra, última palavra, quantas palavras têm a frase.

2ª) Leia com as crianças nomes das personagens usando o cartaz. Prepare com antecedência tarjetas com os nomes das personagens, distribua com as duplas de alunos, juntamente com uma tesourinha. Peça para elas recortarem cada palavra em sílabas, contar quantas silaba tem cada palavra, qual a primeira silaba, qual a última silaba, qual a silaba mediana de cada palavra. E depois peça para fazer o mesmo recortando as letras de cada nome.
EQUIPE: Cicera e Lourdinha
HISTÓRIA: Ovelhinha Vermelha


1ª) Apresentar a história OVELHINHA VERMELHA, a capa do livro, autor e ilustração. Explicar que a essa história foi baseada em outro conto CHAPEUZINHO VERMELHO. Se eles conhecem essa história, neste momento a professora deve permitir que os alunos se expressem a vontade, e em seguida fazer com eles a predição da história Ovelhinha Vermelha.

2ª) Faça novamente a leitura da história Ovelhinha Vermelha, dessa vez pedindo que as crianças acompanhem no livro delas, apontando o dedinho em cada palavra lida. Explore neste dia o título da história.

3ª) Convide as crianças para realizarem a leitura silenciosa da historia, apontando o dedinho. Depois você diz que vai ler pra elas algumas palavras da historia e que eles deverão procurá-las no livro, quando encontrar, cada um deverá grifar ou circular no livro.

4ª) Trabalhar com os títulos  OVELHINHA VERMELHA e CHAPEUZINHO VERMELHO, lendo cada título, fazendo a comparação entre os dois identificando as diferenças.

5ª) Escolher palavras chaves do texto e trabalhar com as crianças ditado dessas palavras, depois faça a atividade de acrescentar ou retirar linguisticamente. Podendo também fazer a analise estrutural e fonológica das mesmas palavras.

Um comentário:

  1. Amei as dicas! Gosto muito de trabalhar com fábulas e vou aplicar essa atividade das tarjetas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ficarei feliz com sua participação!