Competências:
Ampliar a competência
comunicativa dos estudantes.
Utilizar diferentes linguagens
e diferentes tipologias textuais.
Interatuar com dados,
argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos.
Habilidades:
Fazer interpretação oral a
partir de textos ouvidos e gravuras.
Expressar-se oralmente com
clareza e objetividade.
Identificar aspectos sonoros da
língua.
Conhecer o alfabeto e a
representação escrita de cada letra identificando-as na formação das palavras.
Ler, e reconhecer, textos
variados e diferentes gêneros.
Produzir textos de vários
gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de articulação da língua.
Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os
diferentes tipos de letra.
Conteúdos:
Atividades reflexivas de
produção textual – reescrita e autocorreção de texto.
Estrutura e articulação do
texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e minúscula,
pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras.
Produção de diversos gêneros textuais.
Conversando
sobre o texto:
·
Distribua
uma cópia do texto para cada estudante.
·
Leia
o texto com ritmo, fluência e entonação e solicite que os estudantes o leiam
juntos em voz alta.
·
Leia,
apontando palavra por palavra, chamando a atenção da turma para: título,
direção da escrita, espaçamento entre as palavras e a organização das idéias.
·
Leia
novamente, questionando:
Ø
quais
palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário) neste texto, há
perguntas ou só há afirmações?
Ø
o
texto informa alguma coisa?
Ø
qual
é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
Ø
vocês
já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)
·
Organize
com a turma um caderno para registro coletivo de palavras novas e seus
significados à medida que forem contextualizados.
·
Pergunte
aos estudantes sobre o assunto tratado.
·
Proponha
a representação individual por meio de desenhos e exponha-os devidamente
identificados.
Atividade em
grupo
·
Organize
a turma em grupos ou duplas produtivas.
·
Peça
para os alunos localizarem no texto as palavras que apresentam finais
semelhantes (rimas).
·
Circular
no texto alguns nomes indicados por você, por exemplo: nome dos animais que
aparecem no texto.
·
Fazer
reescrita do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ficarei feliz com sua participação!