quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SUGESTÃO PARA O TRABALHAR COM PRODUÇÃO



Competências:
Ampliar a competência comunicativa dos estudantes.
Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipologias textuais.
Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos.

Habilidades:
Fazer interpretação oral a partir de textos ouvidos e gravuras.
Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
Identificar aspectos sonoros da língua.
Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação das palavras.
Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes gêneros.
Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de articulação da língua.
Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra.
Conteúdos:
Atividades reflexivas de produção textual – reescrita e autocorreção de texto.
Estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras.
Produção de diversos gêneros textuais.
Conversando sobre o texto:
·         Distribua uma cópia do texto para cada estudante.
·         Leia o texto com ritmo, fluência e entonação e solicite que os estudantes o leiam juntos em voz alta.
·         Leia, apontando palavra por palavra, chamando a atenção da turma para: título, direção da escrita, espaçamento entre as palavras e a organização das idéias.
·         Leia novamente, questionando:
Ø  quais palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário) neste texto, há perguntas ou só há afirmações?
Ø  o texto informa alguma coisa?
Ø  qual é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
Ø  vocês já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)

·         Organize com a turma um caderno para registro coletivo de palavras novas e seus significados à medida que forem contextualizados.
·         Pergunte aos estudantes sobre o assunto tratado.
·         Proponha a representação individual por meio de desenhos e exponha-os devidamente identificados.

Atividade em grupo
·         Organize a turma em grupos ou duplas produtivas.
·         Peça para os alunos localizarem no texto as palavras que apresentam finais semelhantes (rimas).
·         Circular no texto alguns nomes indicados por você, por exemplo: nome dos animais que aparecem no texto.
·         Fazer reescrita do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ficarei feliz com sua participação!